Ginástica Aeróbica

Onde tudo começou

Os exercícios aeróbicos foram estudados nas décadas de 60 e 70 pelo doutor Keneth Cooper que comprovou sua eficiência para o emagrecimento e melhoria das condições cardiovasculares dos indivíduos. Baseados nesses conhecimentos se desenvolveram nos Estados Unidos alguns métodos de treinamentos que utilizavam músicas, passos de dança e exercícios de calistenia, entre eles o Aerobic Dance.

A Ginástica Aeróbica Esportiva surgiu na década de 80, mais especificamente, em 1983, nos USA. E em 1995 a GAE é aceita pela FIG – Federação Internacional de Ginástica, entidade que regulamenta todas as modalidades ginásticas no mundo.

Trazida para o Brasil também na década de 80, esta motivante atividade foi rapidamente difundida pelas academias de todo o país. E em 1996, aconteceu o primeiro Campeonato Mundial realizado pela FIG, em Paris, e o Brasil conquistou o primeiro lugar nas provas: individual masculino, dupla e trio, além do terceiro lugar no individual feminino. Atualmente o Campeonato Mundial é realizado de 2 anos em 2 anos!

Como é organizada

Categorias:

• Infantil – de 09 (nove) anos a 11 (onze) anos completos no ano da competição.
  • Infanto-Juvenil – de 12 (doze) anos a 14 (quatorze) anos completos no ano da competição.
  • Juvenil – de 15 (quinze) a 17 (dezessete) anos completos no ano da competição.
  • Adulto – de 18 (dezoito) anos completos no ano da competição em diante.

Provas:

• Individual feminino – 01 (um) ginasta feminino.
  • Individual masculino – 01 (um) ginasta masculino.
  • Dupla mista – 2 (dois) ginastas, 01 (um) feminino e 01 (um) masculino.
  • Trio – 03 (três) ginastas com formação livre.
  • Grupo – 05 (cinco) ginastas com formação livre.

Tempo da música: 1’15’’ (+/- 5seg) para todas as provas.

Área de competição: 7m x 7m: Individuais Masculino e Feminino, 10m x 10m: Dupla, Trio e Grupo.

Regras

De acordo com o Código de Pontuação da FIG, a Ginástica Aeróbica é a habilidade de executar padrões de movimentos contínuos, complexos e de alta intensidade com música, que se originam dos exercícios aeróbicos tradicionais: A rotina deve demonstrar movimentos contínuos, flexibilidade, força e a utilização dos 7 passos básicos, com elementos de dificuldade perfeitamente executados.

Os padrões de movimento aeróbico são combinações dos passos aeróbicos junto com movimentos de braços: todos executados com música para criar sequências de movimentos em alto e baixo impacto, dinâmicos, rítmicos e contínuos. As rotinas devem demonstrar um alto nível de intensidade.

Uma rotina de GAE deve conter movimentos contínuos, demonstrando força, flexibilidade e domínio de conteúdo aeróbico. Os atletas precisam utilizar os sete passos básicos, elementos de dificuldade distribuídos equilibradamente entre os 4 grupos, com ampla utilização do espaço, combinações criativas, com intensidade e alto nível de execução. Deve ter uma perfeita execução em harmonia com uma coreografia única mostrando um perfeito equilíbrio entre a parte artística e a técnica.

Fonte: Kátia Lemos – Comitê GAE – CBG, Tatyana Silveira – Comitê GAE – FBG